Hoje você vai aprender a fazer um pão folha sem glúten e sem lactose.
Para quem não sabe, o pão folha é um pão ancestral. Esse pãozinho fininho era feito pelos homens antes mesmo deles dominarem as técnicas da fermentação.
Acredita-se que esse tipo de pão, mais achatado e sem fermento, tenha sido produzido pela primeira vez a mais de 14 mil anos atrás e que sua receita original levava apenas farinha de cereais e água.
Mesmo com o surgimento das técnicas de fermentação e com o passar de tantos anos, o pão folha continua sendo consumido e explorado em diversas partes do mundo.
Apesar de já ter recebido inúmeras versões, como o chapati, pão Sirio, pão Árabe, o fundamento do pão folha continua sendo o mesmo: Simplicidade e leveza.
O principal segredo para um pão folha perfeito é a espessura. Na hora do preparo, tente deixar o seu pãoziho o mais fininho possível.
Por se tratar de uma receita funcional e sem glúten, a receita desse pão folha é bastante diferente, porém, continua mantendo as suas duas principais características: Simplicidade e leveza.
Como não vamos utilizar a farinha de trigo, precisamos recorrer a ingredientes que irão suprir as funções do glúten e garantir uma boa liga e também leveza.
Você irá precisa de:
Você pode servir esse pãozinho como uma entrada ou acompanhamento, com a sua pastinha preferida, ou até mesmo montar uma sanduíche tipo wrap.
Confira a receita completa abaixo.
Rale a couve-flor crua nos buraquinhos maiores do ralador
No liquidificador adicione a couve flor, os ovo, o creme de castanhas de cajú, o sal, a aveia em flocos e o azeite.
Bata até formar uma massa lisa.
Forre uma assadeira ou tabuleiro com papel manteiga (costumo usar o próprio tabuleiro do forno virado ao contrário)
Unte o papel manteiga com um pouco de manteiga ghee ou óleo de coco e distribua a massa sobre a forma e com ajuda de uma espátula de silicone, espalhe a massa até que fique bem lisinha e fininha.
Quanto mais fininha você conseguir deixar, melhor irá ficar.
Você pode escolher o formato que quiser.
Assim, no formato da assadeira, ou fazer em discos.
Se quiser dar um toque ainda mais especial no seu pãozinho, pode adicionar um pouco de cebola em pó, alho em pó, pimenta preta, zaatar, páprica ou outra especiaria da sua preferência.
Essa receita contém propriedades destoxificante, possui alto teor de fibras e baixo teor de carboidratos.
Uma fatia de 60g possui cerca de 155 calorias.
Validade:
Se fizer, compartilha no Insta e marca @laurac.oliveira , será um prazer repostar essa delícia!
Continue acompanhando o meu trabalho e não se esqueça de se inscrever no meu canal do YouTube.
https://www.youtube.com/channel/UCxgHpWiogb_tYjzB4h6fO0A?sub_confirmation=1