O que é gastronomia funcional?
A busca por um estilo de vida mais leve e saudável tem crescido cada vez mais nos últimos tempos e, depois do surgimento do novo coronavírus, a conscientização sobre cuidar da saúde de um modo geral, também aumentou muito.
O que muitas pessoas ainda não sabem é que, para adotar um estilo de vida mais saudável, é necessário muito mais do que simplesmente deixar de comer batatas fritas e tomar refrigerantes.
A única forma de se consegue atingir esse estilo de vida é, através da mudança de hábitos de uma forma geral e principalmente, uma conscientização sobre o que realmente é ser saudável.
E um dos passos mais desafiadores e preocupantes dessa caminhada é justamente a alimentação.
A gastronomia funcional aborda cuidadosamente a combinações de alimentos de uma forma inteligente para que o resultado final no seu prato, ofereça não somente todas as vitaminas e nutrientes necessários para uma refeição completa e balanceada, mas, também insere propriedades com intenção de cuidar de você de dentro para fora.
Prevenção de doenças crônicas e ajuda no controle de problemas de saúde já existentes, também são uma das principais preocupações dentro de uma cozinha funcional.
Os alimentos são transformados em terapia e não aparecem no seu prato só para deixa-lo mais bonito e/ou gostoso.
Compensadores dietéticos, biodisponibilidade dos alimentos; Tudo isso e muitas outras coisas são levadas em consideração na hora da elaboração de uma receita ou montagem de um prato.
Um exemplo: A adição de mais fibras em determinadas receitas com o objetivo de diminuir o índice glicêmico de um alimento. Ou então, preparar o molho de tomate com tomates assados em baixa temperatura e imersos em gordura para que se transformem em fontes biodisponíveis de licopeno. O licopeno é um potente antioxidante que ajuda no combate dos radicais livres e ajuda na prevenção de inúmeras doenças.
Para que uma receita, prato ou produto possa receber o nome de “funcional”, é preciso levar em consideração todos os pontos mencionas na hora do seu preparo, portanto, não se deixe enganar pois o termo funcional virou moda e pessoas e empresas oferecendo “produtos funcionais” sem nem saber o real significado da palavra, é o que mais tem por aí 🙁
Nesse link, deixo um site com uma tabela incluindo os principais compostos funcionais investigados pela ciência e que são utilizados dentro da gastronomia funcional.
Outro ponto fortemente abordado dentro da gastronomia funcional são as alergias e intolerâncias.
Essa é uma vertente que venho trabalhando desde que iniciei nesse mundo da alimentação saudável e tudo que eu faço é livre de glúten, lactose e também de açúcar e óleos refinados.
Não somente porque sou intolerante a lactose mas também porque entendi como tudo funciona dentro da gente.
O meu conselho para as pessoas que decidirem adotar a alimentação saudável como estilo de vida: Antes de pensar em receitas, cardápios e compras, procurem antes entender como cada alimento age em nosso organismo e também a importância da retirada dos alimentos inflamatórias da sua dieta.
E lembre-se, os alimentos em sua forma integral, ou quanto menos manuseados e processados, mais benéficos são para o nosso organismo.
São através deles que preparamos a famosa “#comidadeverdade”.
Agende uma consulta de avaliação gratuita
Se você deseja iniciar essa transformação, agende uma consulta de avaliação gratuita para que possamos nos conhecer um pouquinho melhor e juntos definirmos quais as suas prioridades e objetivos.
Caso queira entender um pouquinho melhor como funciona o meu trabalho, te convido a visitar a página abaixo:
https://lauraoliveira.pt/healthnutrition-coaching/