Entender o que são adaptógenos pode ser de grande valia já que suas propriedades medicinais podem auxiliar a reduzir o estresse crônico e consequentemente os seus impactos prejudiciais ao organismo.
Apesar de bastante poderosos e eficazes, é fato que ainda há muitas pessoas que não conhecem nada a respeito dos adaptógenos e seus benefícios.
Não deixe de ler o conteúdo até o final.
O que são adaptógenos?
O primeiro ponto desse artigo é, justamente, mostrar o que são adaptógenos.
Os adaptógenos tratam-se de plantas não tóxicas que possuem propriedades medicinais e que ajudam o nosso organismo a lidar diretamente com os chamados fatores estressores.
Portanto, o uso dos adaptógenos evita que o cortisol mantenha-se em níveis elevados, ainda mais por períodos de tempo muito longos, o que pode levar à fadiga adrenal.
Dessa forma, os resultados são dificuldade para dormir, para concentrar-se e dores pelo corpo.
Dito tudo isso, vamos conhecer mais sobre como funcionam os adaptógenos e quais os seus benefícios.
Adaptógenos: Conheça seus benefícios
Os adaptógenos são utilizados dentro da fitoterapia e são muito eficazes no que se diz a respeito de regular o sistema nervoso.
As plantas adaptógenas são muito importantes por auxiliarem no alívio do estresse, por ajudar a tratar as doenças cardiovasculares e as neurodegenerativas.
Isso acontece pelo fato de que essas plantas com propriedades medicinais ajudam a equilibrar o eixo hipotálamo-pituitário-adrenal, conhecido como HPA.
Ele é muito importante para nós pelo fato de que contribui para que haja uma maior harmonia entre o nosso cérebro e o nosso sistema hormonal.
Entre as funções que são desempenhadas sobre o eixo HPA, ficou demonstrado como ele auxilia no controle das emoções, principalmente, então os adaptógenos possuem benefícios no controle do estresse e da ansiedade.
Além dos benefícios já citados dos adaptógenos como para prevenir e tratar ansiedade e estresse, os adaptógenos também atua contribuindo para:
- Ajudar a aumentar a nossa resposta imune
- Melhorar a memória, interferindo positivamente no aprendizado
- Auxiliar na recuperação da fadiga
- Promover uma maior recuperação muscular
Conheça algumas dos adaptógenos
Além de saber o que são adaptógenos, hoje você irá conhecer algumas dessas planras
- Ginseng indiano: esse é um adaptógeno muito poderoso e com um excelente efeito antioxidante, possuindo propriedades anti-inflamatórias bem importantes. O ginseng, além da sua função como adaptógeno, ainda auxilia no combate à fadiga, a reduzir os níveis de açúcar sanguíneo, entre outros
- Maca: também conhecida como ginseng peruano, esse adaptógeno tem efeitos potentes sobre a ansiedade, a depressão e também nos sintomas da menopausa, além de potencializar a energia e melhorar as funções do cérebro
- Goji berry: esse é mais um adaptógeno que possui funções diversas, como auxiliar no tratamento complementar de doenças como as hepáticas, renais e oculares. Ele ainda promove uma melhora no desempenho do sistema imune, regula os níveis de açúcar no sangue e possui grande quantidade de antioxidantes
Conclusão
Como você viu, os adaptógenos são plantas com um ótimo poder sobre o estresse crônico e a ansiedade, por isso auxiliam bastante no combate e controle desses problemas.
Neste texto, você pôde ver um pouco mais sobre os adaptógenos, para que servem e quais os principais em termos de propriedades medicinais.
Nosso objetivo é compartilhar dicas e informações sobre questões de saúde e alimentação, porém, isso não substitui de forma alguma o atendimento médico.
Todo e qualquer tipo de tratamento deve ser realizado sob indicação e supervisão médica, ou profissional especializado.
Todo conteúdo disponibilizado nesse site é meramente informativo.
Gostou do artigo de hoje sobre o que são adaptógenos?
Veja também:
- Ginseng indiano – o que é e para que serve
- Cogumelo reishi e seus benefícios
- Maca Peruana e seus benefícios para a mulher
- Manjericão sagrado – conheça o Tulsi e seus benefícios