Alimentos e seus benefícios Chás e Shots Dicas e curiosidades Todos os artigos

Chás, infusões e decocções

Mesa azul com vários tipos diferentes de chás e duas xícaras de chás

Diferenças e como preparar

Nesse artigo iremos falar sobre a diferença entre chá, infusões e decocções, como prepará-los da maneira correta e também sobre quais utensílios utilizar

Recentemente mostrei lá no Instagram um pouco dos meus chás.
Sim, eu AMO chá!
Tomo em média 3 chás por dia: Um no meio da manhã, um no meio da tarde e um depois do jantar.

Muita gente não tem ideia do tanto de benefícios que o chá traz para nossa saúde, e do quanto pode ser benéfico para auxiliar em dores, desconfortos, ansiedade e tudo o que você possa imaginar.

Chá só podia ser coisa de vó mesmo! (sábios avós)

Quando mostrei os chás nos meus stories algumas pessoas me pediram para falar um pouco mais sobre os benefícios de cada um, como utilizar, qual o melhor horário etc…então resolvi transformar esse assunto em artigo.

A maioria das pessoas não sabem que a bebida com nome “chá” só é aquela obtida da planta Camellia Sinensis, o que é o caso do chá verde, chá preto, chá amarelo, chá branco, Earl Grey ou chá vermelho, por exemplo.

Todos os outros são infusões ou decocções.

“Chás” por infusão, são aqueles preparados através das partes mais delicadas das plantas, como flores e folhas. (Ex: Camomila, hoterlã etc..)

Chás” por decocção, são aqueles preparados através das partes mais grossas e duras como cascas, caules e raízes. (Ex: Gengibre, canela, anis-estrelado).

Ok, ok….

Pode continuar chamando essa galera toda de chá, porém na hora de fazer o seu chazinho, você promete que irá observar qual o tipo de planta utilizada e irá prepara-lo da maneira correta ta?! 🙂

Como preparar?

Chás (chá mesmo, como por exemplo chá verde, chá preto, chá amarelo, chá branco, Earl Grey ou chá vermelho)

  • Colocar a água para ferver e logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas pode desligar e despejar sobre as plantas secas ou frescas. Abafe e deixe repousar de 5 a 10 minutos.
    Por fim, coar e beber.

Infusões

  • Colocar a água para ferver e logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas pode desligar e despejar sobre as plantas secas ou frescas.
    Abafe e deixe repousar de 5 a 10 minutos.
    Por fim, coar e beber.

Decocções

  • Coloque a planta em uma panela com água e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, desligue o fogo, tampe e deixe amornar.
    Por fim, coar e beber.

Quais utensílios utilizar?

Aqui na Inglaterra, utilizamos a chaleira elétrica para ferver água, acho que em toda Europa na verdade, pois quando morei em Portugal, também era comum por lá. (me conta nos comentários se onde você mora o uso da Kettle é comum ou não)
Na hora de escolher a sua kettle, aconselho escolher um modelo que não tenha plástico em contato com a água, pois quando em alta temperatura, o plástico libera toxinas e pode trazer vários problemas para nossa saúde, principalmente hormonais.
Se você ainda não viu o artigo sobre disruptores endócrinos, clicla aqui.

Esse foi o modelo que eu escolhi, tem várias cores lindas.
Comprei na Amazon, clica aqui.


Laura, mas onde eu moro não temos o hábito de utilizar essa chaleira, o que eu faço?

Esquenta na panela mulher!

Agora é que vem a polêmica: “Mas só tenho panela de alumínio. O alumínio não faz mal também?”

O alumínio é o metal mais abundante no planeta e pode ser encontrado em inúmeros objetos com os quais temos contato diariamente, como, por exemplo, os utensílios de cozinha.

Inevitavelmente todos nós estamos expostos diariamente a ele, seja através da inalação de partículas presentes no ar, da ingestão de resíduos de alumínio presentes na água, em alimentos e medicamentos ou até mesmo através da absorção pela pele.
Um estudo feito pela  Agência para Substâncias Tóxicas e Registros de Doenças dos EUA afirmou que “a exposição aos níveis de alumínio que estão naturalmente presentes nos alimentos e na água e as formas de alumínio presentes nas panelas não são consideradas prejudiciais.

Um relatório conjunto de um comitê de cientistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)3 afirmou que a ingestão semanal tolerável do alumínio seria de 2 mg por kg de peso corpóreo por semana.

Um estudo de pesquisadores vinculados ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)5 analisou a quantidade de metal liberado em diferentes alimentos quando cozidos em panelas de alumínio e concluiu que “a ingestão de alumínio proveniente da migração do metal da panela para o alimento não representa risco para a saúde humana e está bem abaixo do limite tolerável internacionalmente aceito”, representando apenas 2% do limite de 1 mg/kg de peso por semana.


Agora, CLARO que se você puder trocar todas as suas panelas, assadeiras e tudo de alumínio que tiver na sua casa por cerâmica ou vidro SERIA MELHOR AINDA, mas venhamos e convenhamos, uma vez que panelas de alumínio são inofencivas, não vejo o porque de fazer tal coisa.
Em casa tenho panelas de alumínio, de vidro, de ferro, de cerâmica, mas acho desnecessário substituir tudo que tenho por dois motivos:

  1. Preço – Panelas de cerâmica, vidro e ferro são caríssimas
  2. Praticidade – Panelas de cerâmica, ferro ou vidro são SUPER chatas para cozinhar, queima tudo, gruda tudo, não são nada práticas. Sem contar que as de cerâmica e vidro além de caras são SUPER frágeis.

Ou seja, não vejo motivo para sair trocando as panelas todas.

Agora só me promete duas coisas?

  1. Use as panelas de alumínio somente para cozinhar ok?! Nada de ficar guardando comida na panela dentro da geladeira. Isso não é legal e aí sim pode estar abusando e acabar contaminando o seu alimento.
  2. No caso das teflon, nada de usar panela que esteja com o teflon danificado hein! Isso também não é legal, pois pode soltar pedacinhos enquanto você estiver preparando os seus alimentos.

Voltamos ao chás…

Utensílios que utilizo na hora de preparar meu cházinho
(Além da chaleira elétrica para ferver a água)

Chaleirinha de vidro com infusor.
(tem aqui)

Infusor de chá individual – Para quando faço só uma xícara para mim

(tem aqui)

Num próximo artigo, vou contar para vocês quais são os meus favoritos e quais os benefícios de cada um.
Enquanto isso, me conta nos comentários qual o seu cházinho favorito.

Para não perder nenhuma novidade aqui do blog, entra para minha Newsletter que eu te envio um email avisando quando tiver coisa nova 🙂


Você também poderá gostar...

2 Comments

  1. Marley Camargo says:

    Amei o conteúdo, muito bom 💜💜💜💜

    1. Que bomm que gostou 🥰🥰🥰❣❣❣

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *