O objetivo deste artigo é fazer um apanhado geral sobre o tema, mostrando o que são esses medicamentos e as diferenças em relação a um medicamento tradicional.
Quer saber tudo sobre o assunto, então não deixe de ler esse texto até o final!
O que é o medicamento fitoterápico?
A primeira coisa que precisamos discutir sobre o que significa medicamento fitoterápico é explicar a respeito desse tipo de produto.
O medicamento fitoterápico, de acordo com a própria ANVISA, trata-se de um remédio que é produzido por meio de plantas ou de vegetais medicinais que possuem algum tipo de ação terapêutica.
Além disso, esse tipo de medicamento é caracterizado por possuir um conjunto de princípios ativos obtidos através das diversas partes de uma planta, como folhas, sementes e raízes, por exemplo.
Na fórmula de alguns medicamentos fitoterápicos, você consegue ainda encontrar mais ingredientes naturais, como os óleos vegetais.
Esse tipo de medicamento pode ser apresentado nas mais diferentes formas, como em cremes, em cápsulas, em xarope ou em gel, além de outras mais.
Os medicamentos fitoterápicos podem ser utilizados como tratamento alternativo para os mais diversos tipos de problemas. Desde de um simples resfriado, até uma depressão.
É sempre importante consultar um profissional especializado como um homeopata, naturopata ou herbalista, para analisar o seu quadro e fazer as recomendações de forma segura e assertiva, afinal, mesmo naturais, os fitoterápicos são remédios e devem ser utilizados mediante supervisão profissional.
Alguns exemplos dos medicamentos fitoterápicos incluídos na lista da ANVISA são:
- Cúrcuma (Curcuma longa)
- Eucalipto (Eucalyptus globulus)
- Camomila (Matricaria Chamomilla)
- Melissa (Melissa officinalis)
- Hortelã-Pimenta (Mentha x piperita)
- Ginseng (Panax ginseng)
- Alecrim (Rosmarinus officinalis)
- Gengibre (Zingiber officinale)
Caso você queira conhecer mais a respeito da lista da ANVISA de medicamentos fitoterápicos, acesse o link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/medicamentos/fitoterapicos-dinamizados-e-especificos/informes/fitoterapicos/texto-tecnico-estatico-para-publicar-na-pagina-da-area.pdf.
Medicamento fitoterápico: Quais as principais diferenças em relação aos medicamentos tradicionais
Depois de entender o que significa medicamento fitoterápico, é hora de saber mais sobre as principais diferenças entre eles e os medicamentos tradicionais.
Como há um aumento da procura por medicamentos fitoterápicos, é essencial que sejam explicados a respeito de como eles podem beneficiar as pessoas, principalmente com relação aos medicamentos tradicionais.
Veja a seguir quais são eles.
Composição a base de ingredientes naturais
Um dos principais benefícios desse tipo de medicamento, com certeza é a composição deles.
Os medicamentos fitoterápicos são elaborados com compostos naturais como plantas e vegetais.
Eles podem ser, inclusive, uma excelente alternativa para quem sofre com alergia a substâncias que estão presentes em remédios tradicionais encontrados na farmácia.
Eles produzem bem menos efeitos colaterais
Em comparação com os medicamentos tradicionais, os fitoterápicos trazem bem menos efeitos colaterais, o que se explica pelo fato de eles serem compostos por produtos naturais.
Dessa forma, muitas pessoas optam, inclusive, pelos fitoterápicos para sofrerem menos com os efeitos de tomar medicamentos, proporcionando mais saúde e menos problemas.
Menos riscos de dependência
A chance de alguém tornar-se dependente em um medicamento é praticamente nulo, visto que é feito uso apenas de produtos naturais.
Por outro lado, no caso dos medicamentos sintéticos, corre-se o risco de que as pessoas venham a desenvolver dependência em diversos deles, como no caso dos analgésicos ou dos ansiolíticos, por exemplo.
Então, o uso de medicamentos fitoterápicos não só atua no problema causando menos efeitos colaterais, mas também praticamente elimina o risco de qualquer tipo de situação de dependência a eles.
Conclusão
Como você viu, os medicamentos fitoterápicos são poderosíssimos.
Importante ressaltar que mesmo sendo naturais, tratamentos a base de fitoterápicos devem ser realizados sob indicação e supervisão médica ou do profissional especializado.
Gostou do artigo sobre o que significa medicamento fitoterápico? Me conta nos comentários se você já conhecia ou se já fez uso de algum fitoterápico.
Disclamer: Todo conteúdo disponibilizado nesse site é meramente informativo. Nosso objetivo é compartilhar dicas e informações sobre questões de saúde e alimentação, porém, isso não substitui de forma alguma o atendimento médico.
Eu gostaria de convidar você para uma sessão de coaching gratuita e para conhecer o meu programa de reeducação alimentar, que vai auxiliar a transformar a sua alimentação, saúde e bem-estar. Clica aqui e saiba mais
Inscreva-se também no meu canal no YouTube, pois lá você vai poder estar sempre atualizado com novos conteúdos que irei publicando sobre alimentação e vida saudável.
Clica aqui para se inscrever
Eu sou Laura Oliveira, Natural Chef e Coach de nutrição funcional. Conheça mais sobre o meu trabalho clicando aqui