As plantas antibióticas e anti-inflamatórias são bastante populares há muitos séculos em todo o mundo, mas nas últimas décadas houve um aumento do consumo delas à medida que estudos na área foram surgindo.
Hoje existem diversas pesquisas sobre as plantas com ações antibióticas e anti-inflamatórias que mostram que os efeitos delas realmente são verdadeiros e que se pode confiar no consumo das mesmas.
Confira também:
- O que são medicamentos fitoterápicos
- Quais são as plantas medicinais e para que servem
- As melhores plantas medicinais para gastrite e úlcera
O objetivo desse artigo é mostrar tudo o que você precisa saber sobre plantas antibióticas e anti-inflamatórias, destacando algumas das principais e mais conhecidas dessas plantas e também deixando claro as suas contra indicações.
Vamos lá!
Gengibre
Quando o assunto é planta com efeito antibiótico e anti-inflamatório, poucas são mais eficazes do que o gengibre.
O gengibre conta com compostos importantes que trazem esses efeitos, como os paradóis, os gingeróis e os shogaóis.
As pessoas que fazem uso do gengibre em chás, saladas, carnes ou mesmo consumindo diretamente essa raiz pode sentir efeitos muito positivos nas dores e infecções.
É preciso deixar claro que o consumo do gengibre deve ser feito com cuidado, visto que ele pode ocasionar quadros leves de diarréia ou ainda uma ardência no estômago, pelo menos até que você adapte-se ao seu uso.
Chá verde
Uma outra planta que tem excelentes efeitos anti-inflamatórios é o chá verde, cujo nome científico é Camellia sinensi.
As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes dessa planta se dão, principalmente, devido às grandes quantidades de polifenóis, principalmente a catequina.
Para se ter uma ideia, a catequina tem um efeito antioxidante tão poderoso que chega a ser mais de 200 vezes superior ao da vitamina E.
Diferentes estudos já deixaram claro como esse chá tem poder analgésico e como é um ótimo anti-inflamatório natural, sendo bastante eficaz como complemento no tratamento de diversas doenças.
Apesar de todas essas vantagens, o chá verde deve ser evitado pelas pessoas que apresentam dificuldades para dormir, com problemas em órgãos como fígado e rins, e por mulheres grávidas.
Cúrcuma
A cúrcuma, que também é chamada de açafrão-da-terra, é considerada como uma das plantas antibióticas e anti-inflamatórias mais eficazes do mundo.
Ela é utilizada já há muitos anos pelo povo indiano no combate às infecções e também a qualquer tipo de inflamação, como problemas na garganta.
O uso da cúrcuma não é indicado por pessoas que apresentem problemas como a obstrução dos ductos biliares, por quem usa medicamentos anticoagulantes e por quem sofre com problemas hemorrágicos.
Confira essa receita com cúrcuma
Alecrim
Uma outra planta com efeito antibiótico potente é o alecrim, por isso ele é bastante utilizado como remédio natural na hora de ajudar no combate a infecções.
O alecrim tem uma atividade bactericida bastante intensa, além também de contar com propriedades antivirais.
O uso do chá de alecrim é uma das formas mais fáceis e eficazes para tirar melhor proveito de todas as suas propriedades e benefícios.
Apesar de natural, é preciso ter cautela na hora de utilizar o alecrim, assim como todas as outras plantas antibióticas e anti-inflamatórias.
O alecrim quando ingerido em excesso pode ocasionar problemas renais e irritações no trato gastrointestinal.
Conclusão
Como você viu, essas plantas possuem efeitos antibióticos e anti-inflamatórios naturais potentes.
Neste texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre elas, além também de entender sobre possíveis contra indicações na utilização destas plantas.
E isso foi apenas uma pequena amostra do que a natureza tem para nos ofertar.
Gostou do artigo de hoje sobre plantas antibióticas e anti-inflamatórias? Me conta nos comentários se já usou alguma planta para essas finalidades.